segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Relatório semestral sobre construções de colônias na Cisjordânia

O movimento pacifista israelense Shalom Achshav – Paz Agora – produz, todo semestre, um relatório sobre a construção de colônias israelenses dentro dos territórios palestinos.

Segundo o documento referente ao primeiro semestre de 2009, a construção de novas casas dentro dos “blocos de colônias” continua normalmente, assim como nos “postos avançados”, que são investidas para construção de novos assentamentos.

O relatório do primeiro semestre constatou que:

  • Foram construídas 596 novas estruturas, sendo que 96 foram nos postos avançados;
  • 35% das estruturas foram construídas do lado leste do Muro de Contenção, enquanto que 65% foram construídos do lado oeste;
  • Um aumento de 8% de estruturas fixas e uma queda de 43% no número de caravanas (comparando os números do segundo semestre de 2008).

O sistema de estabelecimento de colônias começou a ser implementado depois da guerra de 1967, conhecida como a “Guerra dos Seis Dias”. A primeira colônia a ser estabelecida na Cisjordânia foi Kfar Etzion, sem ajuda governamental. Mas, neste mesmo ano, o chefe do Comitê Ministerial para Assentamentos, Yigal Alon, começou a delinear o plano oficial de estabelecimento de colônias judaicas nos territórios ocupados.

Atualmente, 280 mil pessoas vivem nos 121 assentamentos da Cisjordânia. O governo gasta 556 milhões de dólares por ano com a manutenção das colônias.

Para mais informações, clique aqui. O relatório está em inglês.

Todas os dados estatísticos e históricos são do movimento Shalom Achshav.

Nenhum comentário: