segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Exemplo de mobilização contra a ocupação

Bilin é uma vila palestina localizada a 12 km da cidade Ramallah, Cisjordânia. O vilarejo foi ocupado por Israel logo após a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Em 1995, com os acordos de “Oslo 2” a administração da vila ficou a cargo da Autoridade Nacional Palestina. Segundo o Escritório Central de Estatísticas Palestino Bilin possui 1.800 habitantes.

Desde 1991 as terras da vila vem sendo anexadas para a construção de novos assentamentos judaicos. Segundo o site “bilin-village.org” mais de 60% de suas terras foram confiscadas pelo governo, para expandir o assentamento Modiin Illit e para a passagem do Muro de Contenção israelense. Em setembro de 2007 a Suprema Corte de Israel decidiu em favor dos moradores de Bilin, alegando que o Muro era prejudicial aos moradores e que este deveria ter seu traçado refeito. No entanto isso nunca aconteceu.

Enquanto isso, os moradores do vilarejo, com apoio de organizações israelense e internacional continuam protestando, toda sexta-feira em frente ao Muro, para que a resolução do Tribunal seja cumprida. As manifestações são normalmente de cunho pacífico.

Esta tática adotada pelos moradores de Bilin vem chamando a atenção de militantes pró-direitos humanos como Nelson Mandela e Desmond Tutu, além de outras personalidades políticas, como o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso.

No dia 30 saiu uma matéria na parte internacional do portal UOL sobre o tema. Escrita por Ethan Bronner, jornalista do The New York Times. A reportagem descreve como são os protestos e a reação do exército de Israel. O repórter também conversou com moradores da vila e pessoas que os apóiam.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. A reportagem está em português.

Nenhum comentário: