sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Jovens palestinos dos territórios conhecem Israel e antigos vilarejos

Esta reportagem do jornal libanês “The Daily Star” fala sobre o programa “Birthright Replugged”, que organiza viagens para jovens da Cisjordânia, entre 14 e 15 anos, para que eles conheçam os locais dos antigos vilarejos palestinos.

O programa é organizado pela americana-iraquiana Dunya Alwan e financiado, em parte, pelo Carter Center’s Peace Program, uma ramificação da organização norte-americana “The Carter Center”, fundada pelo ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter.

Além dos antigos vilarejos, as crianças puderam ver, pela primeira vez, o mar Mediterrâneo e um aeroporto. Elas também perceberam que existem outros tipos de israelenses, que não são soldados nem colonos.

Ao final da viagem as crianças começaram a falar sobre a possibilidade de haver paz entre israelenses e palestinos. Uma antiga participante, de 19 anos, comentou que, até 1948, judeus e árabes viviam harmoniosamente e que isso poderia ocorrer novamente.

Uma bela iniciativa, que merece ser incentivada. Tomará que hajam organizações israelenses dispostas a fazer o inverso, levar jovens judeus para conhecerem os territórios ocupados e como vivem os palestinos.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui. A matéria é em inglês.

Para conhecer mais o “The Carter Center”, clique aqui.

Nenhum comentário: