quinta-feira, 5 de novembro de 2009

14 anos sem Itzhak Rabin

No dia 4 de novembro 1995, durante um comício pró-paz realizado em Tel Aviv, foi assassinado Itzhak Rabin, então primeiro-ministro de Israel. Ele morreu aos 73 anos.


Rabin possuia um vasto currículo de serviços prestados à Israel. Já foi Chefe do Estado Maior, Embaixador nos EUA, Ministro do Trabalho do governo de Golda Meir e Ministro da Defesa.

Ele já foi primeiro-ministro por duas vezes. A primeira foi nos anos de 1974 à 1977, e o segundo foi entre 1992 e 1995. O segundo mandato marcou a imagem de Rabin como defensor da paz.

Em 1993 ele assina os Acordos de Oslo, em conjunto com o então líder da OLP, Yasser Arafat. O plano foi mediado pelos governos noruegueses e norte-americano. Os Acordos previam o fim das hostilidades entre israelenses e palestinos, a negociação sobre o futuro dos territórios ocupados e o status de Jerusalém. Já em 1994 ele assina o acordo de paz com Jordânia. Também neste ano ele recebe o Prêmio Nobel da Paz.


O Conflito no Oriente presta sua homenagem a este grande líder, que esteve tão perto, em parceria com outros líderes regionais, de pacificar a região.


Para mais informações sobre Rabin, clique aqui. A página está em inglês.

Nenhum comentário: