quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Rawabi: a primeira cidade planejada da Palestina

Uma cidade palestina planejada sempre foi considerada uma utopia, principalmente pelos próprios palestinos. No entanto, este sonho pode se tornar realidade.

O investidor palestino Bashar Masri, com apoio da Autoridade Nacional Palestina e investidores do Qatar, planeja construir há 9 km de Ramallah, Cisjordânia, uma cidade cosmopolita e moderna, batizada de Rawabi.

Rawabi, que será a primeira cidade palestina planejada, quer atrair os “yuppies palestinos”: jovens, educados com valores ocidentais e que possuem rendimentos médios para alto. Pretende-se investir por volta de U$ 800 milhões para construir seis mil “unidades domiciliares”, ou seja, casas e apartamentos. Espera-se que 40 mil pessoas vivam em Rawabi e que sejam criadas cinco mil vagas de emprego permanentes.

Segundo o jornalista Ari Shavet, do jornal israelense Haaretz, este projeto só foi possível de ser arquitetado seriamente graças a três fatores: as políticas do primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, na Cisjordânia, que colocaram ordem na “anarquia” que até então reinava; a retirada de 25 checkpoints – barreiras militares que cortam as estradas dos territórios ocupados e impedem a livre circulação dos palestinos – ajudando o desenvolvimento econômico e a mudança de comportamento dos palestinos, que se cansaram dos confrontos e que buscam viverem suas vidas normalmente.

Além da possibilidade de planejar Rawabi, estes movimentos foram muito benéficos às outras cidades da Cisjordânia. Jenin e Belém começaram a receber mais turistas. Em Ramallah foram abertos 12 novos restaurantes. A vida noturna da cidade voltou a ser efervescente, com comércio e casas noturnas funcionando normalmente.

Para mais informações sobre Rawabi, clique aqui.

Nenhum comentário: