sábado, 6 de fevereiro de 2010

Piloto que se recusou a bombardear os territórios ocupados é condecorado pela Força Aérea israelense

O Brigadeiro General da Força Aérea israelense (IAF), Iftach Spector, recebeu na última terça-feira (dia 2 de fevereiro) a insígnia “asas de ouro”, que comemora o 50º aniversário de formatura no curso de piloto de caça. Seria uma notícia casual não fosse um pequeno detalhe: em 2003, no ponto alto da segunda Intifada (levante palestino), Spector e outros 26 pilotos assinaram uma carta em que se recusavam a participar de operações realizadas nos territórios ocupados (à época, Gaza e Cisjordânia). A informação está no site do jornal israelense Haaretz.

Spector, na época da carta, era comandante das bases aéreas Ramat David e Tel Nof e era considerado um dos melhores pilotos de caça da história de Israel. No seu currículo consta 12 abatimentos de aviões inimigos e participação no ataque ao reator nuclear do Iraque, em 1981.

A declaração assinada pelos 27 pilotos afirmava que as operações nos territórios palestinos eram “ilegais e imorais” e, por isso, não participariam. Spector era o oficial de maior patente a assinar a carta e foi o único que continuou na força área, enquanto os outros foram expulsos da corporação.

Segundo o porta voz da IAF, a condecoração de 50 anos de formatura faz parte da tradição da Força Aérea e que o Brigadeiro General Iftach Spector foi homenageado assim como seus colegas que se formaram na mesma época.

A cerimônia aconteceu duas semanas após um soldado da brigada Kfir (unidade de infantaria) ser dispensado após dizer que não evacuaria assentamentos ilegais na Cisjordânia.